Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas


REVISTA PARANAENSE DE ENFERMAGEM (REPEN)

A Revista Paranaense de Enfermagem (REPEN) é um periódico publicado anualmente de responsabilidade do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (FAFIMAN). A missão da revista é fomentar a produção e a disseminação do conhecimento da Enfermagem e áreas correlatas para o avanço do conhecimento científico e da prática profissional em saúde, por meio da publicação de artigos com mérito científico. Publica textos inéditos nos idiomas: português e inglês (e eventualmente, espanhol) nas categorias: Artigo Original, de Revisão Sistemática, Relato de Experiência e Ensaio Reflexivo. As contribuições que se destinam a divulgar resultados de pesquisa original inédita têm prioridade para publicação. É utilizado o sistema de publicação em fluxo contínuo (rolling pass). Números especiais e/ou temáticos podem ser publicados a critério da Comissão Editorial. O processo de avaliação adotado é o de revisão cega por pares (peer review) preservando, desse modo, o anonimato dos autores e revisores.

A revista segue o código de conduta ética em publicação recomendado pelo Commitee on Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org) e as condutas de Boas Práticas de Editoração – Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors (http://publicationethics.org/resources/code-conduct). A REPEN adota a normalização dos “Requisitos Uniformes para manuscritos apresentados a periódicos biomédicos” (Estilo Vancouver) (http://www.icmje.org/recommendations).

Nas pesquisas envolvendo animais e/ou seres humanos, é necessário o envio de cópia da aprovação por um Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), segundo as normas da Resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde – CNS ou órgão equivalente para pesquisas realizadas em outros países (exceto se os dados forem de domínio público). Os estudos tipo ensaio clínico deve ter o número do Registro de Aprovação de Ensaios Clínicos (http://www.ensaiosclinicos.gov.br) o qual deve ser enviado à revista.

Os manuscritos podem ser submetidos nos idiomas português, inglês e espanhol e destinados exclusivamente à REPEN. Não é permitida a apresentação simultânea do texto a outro periódico, parcial ou integralmente. Ainda, a revista considera como infração ética a publicação duplicada ou fragmentada de uma mesma investigação. Reforça-se que ferramentas para localização de similaridade de textos são utilizadas pela revista para detecção de plágio.

Os autores são responsáveis por reconhecer e encorajados a revelar quaisquer conflitos de interesse que possam influenciar seu trabalho para que o Conselho Editorial possa decidir sobre o manuscrito. Por exemplo, os autores devem informar o apoio financeiro e outras conexões financeiras ou pessoais em relação ao seu trabalho, quando houver. As relações financeiras ou de qualquer outro tipo que possam levar a conflitos de interesse devem ser informadas pelos autores em declarações (Modelo 01).

Os manuscritos uma vez publicados se tornarão propriedade da revista, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a prévia autorização da Revista Paranaense de Enfermagem.

 

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Diálogos & Saberes

A Revista Científica Diálogos & Saberes, (ISSN 1806-8545 impressa e ISSN 2176-3836 on-line), é publicada anualmente pela FAFIMAN, contemplando as seguintes áreas: Ciências Humanas e Sociais, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Tecnológicas. A revista se destina a divulgar artigos científicos, críticas e resenhas de obras, visando disseminar, registrar e preservar o conhecimento gerado pela comunidade científica.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

ENCONTRO REGIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - ERIC

Em 2016, a FAFIMAN comemora 50 anos de fundação, um marco histórico na existência de qualquer instituição. Poucas entidades chegam a esse patamar. Nessa trajetória, o mundo passou por drásticas mudanças em todos os segmentos da vida
humana.
Basta lembrar que há poucos anos, a tecnologia usada como recurso didático em sala de aula consistia em possuir um aparelho retroprojetor, textos eram “mimeografados”. Atualmente corre-se o risco de estar desatualizado se se apontar
o recurso tecnológico disponível, tal a agilidade do desenvolvimento e disponibilização ao usuário.
Ter acesso à instrumentalização não significa dispensar o esforço intelectual da pesquisa, da constante busca pela solução das interrogações que se apresentam continuamente; sejam elaborações teóricas nas salas de aula, sejam a partir da
realidade com as dificuldades e problemas inerentes ao indivíduo e à sociedade na relação com o mundo concreto.
A busca sistematizada pelo desvelamento do que está oculto, princípio que sempre orientou os pesquisadores, impõe-se como caminhada a ser trilhada por quem está empenhado em introduzir-se no admirável mundo do conhecimento.
Neste meio centenário de existência, mais uma vez a FAFIMAN propõe-se a receber estudiosos de faculdades, centros de ensino e universidades, sejam
iniciadores na pesquisa, sejam os mais experientes, porém todos movidos pelo mesmo princípio que tem feito da história da ciência uma incessante rede de
contribuições entre os pesquisadores.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Anais Semana Cultural de História

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

SEMANA CULTURAL DE ENFERMAGEM

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar