AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Aristéia Mariane Kaiser, Marco Aurélio da Silva, Raimunda Nonata Fortes Braga

Resumo


A pesquisa teve como objetivo principal analisar como o brincar
contribui no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil,
verificando sua importância no desenvolvimento da criança. Para o
alcance dos objetivos propostos realizou-se uma pesquisa que se
classifica quanto à forma de abordagem do problema como qualitativa;
quanto aos meios classifica-se como pesquisa bibliográfica, com relação
aos objetivos a pesquisa foi exploratória. Este estudo teve como base
teórica os teóricos como: Piaget (1974), Vygotsky (1998), Almeida
(2003),Vygotsky (1998), Rego (2008), Friedmann (2012), dentre outros.
Diante da pesquisa constatou-se que o processo de ensino e
aprendizagem na Educação Infantil não é satisfatório e precisa de
algumas mudanças. Recomenda-se a necessidade de empregar mais os
jogos e brincadeiras como métodos de ensino para um melhor
desempenho intelectual, emocional e psicomotor da criança, pois os
jogos como recursos pedagógicos favorecem a autoestima e propiciam o
desenvolvimento de suas capacidades cognitivas.
Palavra Chave: Educação Infantil. Ensino e Aprendizagem. Jogos.
Brincadeiras.


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