CONSUMO E PERCEPÇÃO DOS ATRIBUTOS DOS ALIMENTOS ORGÂNICOS POR PARTE DOS CONSUMIDORES

Grisiely Yara Ströher Neves, Gisely Luzia Ströher, Ângela Aparecida da Silva, Jéssica Dayane Bento, Liria Paula de Camargo

Resumo


Apreocupação com uma alimentação saudável e a procura por alimentosque sejam produzidos com a utilização de técnicas mais sustentáveisvêm ganhando cada vez mais atenção por parte dos consumidores. Opresente estudo teve como objetivo descobrir por amostragem, oconsumo e a percepção dos atributos dos alimentos orgânicos, através dequestionário aplicado a cento e cinquenta moradores do Centro e doBairro Jardim Boa Vista (Mandaguari - PR). Dos entrevistados, 57%responderam que consomem alimentos orgânicos; 28% os utilizamporque são mais saudáveis; 43% consumiriam se fossem mais baratos ese fossem mais fáceis de ser encontrados. À medida que gastam mais,comprando alimentos orgânicos do que gastariam com alimentosconvencionais, os consumidores acreditam estar investindo na saúde.Apesar de os adeptos da alimentação orgânica não possuírem umconhecimento profundo sobre agricultura orgânica, o que se percebe éque eles têm noção suficiente do que essa agricultura significa,assegurando-lhes que a alternativa de consumir produtos naturaisameniza os problemas com a saúde.Palavras-chave: Alimentos orgânicos. Consumo. Comportamento doconsumidor.

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