DESAFIOS NA INCLUSÃO DOS SURDOS E O INTÉRPRETE DE LIBRAS

Fabiana Barros Oliveira

Resumo


Objetivamos, com este artigo, apresentar dados de observações e pesquisas bibliográficas relacionadas à inclusão de alunos surdos no ensino regular com o intérprete de LIBRAS. Como embasamento teórico, analisamos diversos aspectos referentes às políticas públicas de inclusão na área da surdez; verificamos como deve acontecer a inclusão desses alunos, segundo as leis e comparamos com a realidade das escolas, como vem acontecendo de fato a inclusão. Para isto, realizamos entrevistas numa escola estadual com educação inclusiva para alunos surdos, com: professores de alunos surdos, pedagogos, intérprete de libras, alunos surdos, alunos ouvintes e familiares dos alunos surdos. Através da análise dos dados obtidos nas entrevistas podemos verificar as conquistas, as dificuldades e os desafios que os profissionais da escola inclusiva precisam enfrentar para vencer. Mostramos a importância do AEE (Atendimento Educacional Especializado), de trabalhar em união com o ensino regular na educação dos surdos. Por fim, fazemos uma reflexão a respeito da importância do Tradutor / Intérprete de libras educacional e seu papel na educação dos surdos, com respaldo na lei nº 12.319 que regulamenta essa profissão e como vem sendo desenvolvida a formação do Intérprete de libras e dos professores no contexto da inclusão. Palavras-chave:Educação de surdos. Intérprete de Libras. Inclusão.

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