A IMPORTÂNCIA NO APRENDIZADO DO ALUNO SURDO SOBRE AMEDIAÇÃO DO INSTRUTOR/SURDO SURDO

José Angelo Corradi

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo discutir a mediação pedagógica entre Instrutor/Surdo surdo e aluno surdo, tendo em vista reconhecer os fatores determinantes do desempenho do Instrutor/ Surdo surdo como mediador no processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo. A mediação envolve tanto os instrumentos como os signos, sendo imprescindível no processo de ensino e de aprendizagem. Contextos escolares inclusivos têm norteado a concepção do ensino do aluno surdo. Os dados sobre o funcionamento das Leis que asseguram o papel e trabalho do Instrutor/Surdo surdo na escola foram colhidos por meio da análise de livros e da internet. As análises indicam que a mediação em LIBRAS é fundamental para que o aluno surdo compreenda as explicações dadas em sala de aula. Para isso, é necessário que a aprendizagem do surdo tenha condições mais adequadas, uma vez que o ensino em sala de aula é permeado por dificuldades e limitações. Devido à não apropriação pelo aluno surdo de uma língua na idade escolar e aos problemas e dificuldades de aprendizagem, torna-se relevante a inserção do profissional instrutor surdo como mediador na aquisição de conhecimentos pelo aluno surdo.

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