Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Diálogos & Saberes?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES AOS AUTORES/LEITORES

 

 

A Revista Diálogos & Saberes é um periódico de publicação anual que objetiva divulgar a produção técnico-científica das áreas de Ciências Humanas e Sociais e das áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas.

 

Classificação dos artigos

 

A revista classificará os artigos de acordo com as seguintes especificações:

 

-        Editorial: matéria de responsabilidade da comissão editorial da Revista.

-        Pesquisa: relato de investigação concluída (15 laudas).

-        Revisão: abrangerá revisões de literatura sobre temas específicos (10 laudas).

-        Relato de experiência: incluirá descrições de experiências acadêmicas e de extensão (6 laudas).

-        Ensaio: interpretação original de tema que contribua criticamente para o aprofundamento do conhecimento (10 laudas).

-        Resumo de dissertação e tese: espaço destinado à informação/divulgação de teses e dissertações defendidas (2 laudas).

-        Resenha: espaço destinado à síntese ou análise interpretativa de obras recentemente publicadas (2 laudas).

-        Nota prévia: espaço destinado à divulgação de pesquisas, relatos de experiências, teses ou dissertações em andamento, devendo conter: tipo de estudo, objetivos, metodologia e estágio de desenvolvimento (3 laudas).

 

Normas Editoriais/Gerais

 

1.      Os artigos devem ser originais, ou seja, não terem sido publicados em periódicos do país.

1.      Serão aceitos em cada número, no máximo 02 (dois) artigos por autor.

2.      Serão aceitos trabalhos redigidos somente na língua portuguesa.

3.      Os trabalhos serão avaliados pelo Conselho Editorial e pelos consultores "ad hoc", que poderão sugerir modificações. Quando houver sugestão de modificações, o artigo retornará ao autor para manifestação, devendo o mesmo acatar a sugestão ou justificar a manutenção do conteúdo original. Alterações na forma do texto não serão comunicados aos autores. Os trabalhos não aprovados pela Comissão Editorial serão devolvidos.

4.      Além das normas de publicação serão consideradas: atualidade e relevância do tema, originalidade, consistência científica e atendimento às normas éticas.

5.      As opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como exatidão, adequação e procedência das citações bibliográficas, são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião do Conselho Editorial.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

 

Aspectos gerais

 

Submissão de artigos:

 

Os artigos deverão ser enviados através do link do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (www.fafiman.br/seer). Se ainda não for cadastrado, o autor responsável pela submissão do artigo deverá fazer o cadastro na opção "cadastrar" e seguir as instruções indicadas pelo sistema.

 

Formatação Geral:

 

O número de páginas deve respeitar o limite determinado para o tipo de artigo (ver classificação do artigo). Os artigos deverão ser digitados em "word for windows" 6.0, 7.0 ou superior, fonte "Times New Roman", tamanho 12, parágrafo de 1,5 cm, espaçamento entre linhas 1,5, com margens de 2,5 cm e papel A4. Ilustrações coloridas (gráficos e figuras) não serão aceitas para publicação, devendo ser adaptadas para tons de cinza e preto.

 

Organização

 

a) Página de identificação

 

A primeira página, não numerada, refere-se à identificação do trabalho e seus autores. Esta página deve conter:

-        Título do trabalho e, se for o caso, apresentar em nota de rodapé  se o trabalho foi financiado por algum órgão ou instituição, se já foi discutido em evento científico ou publicado em revista estrangeira;

-        Nome completo do(s) autor(es), alinhado à direita, logo abaixo do título.

-        Em nota de rodapé (única nota de rodapé permitida no trabalho), deverão constar, sucintamente, a formação profissional, titulação e/ou cargo atual, instituição a que pertence(em) e e-mail para contato;

-        Indicação da seção a que o texto se destina (ver classificação dos artigos);

-        Endereço completo do(s) autor(es), inclusive eletrônico, e telefone para contato.

 

b) Manuscrito

 

O manuscrito deverá apresentar a seguinte estrutura:

 

-        Título em português e inglês (letra maiúscula);

-        Resumo em português com no máximo 150 palavras;

-        Palavras-chave: listar de 3 (três) a 5 (cinco) palavras ou expressões que identifiquem o tema;

-        Corpo do Artigo;

-        Resumo em inglês (abstract): deve corresponder à tradução do título e do resumo em português, seguido pelas palavras-chave (keywords), com espaço duplo entre linhas. O resumo em inglês deve constar no final do artigo, antes das referências.

-        Referências (todas as referências listadas deverão estar citadas no texto e vice-versa).

 

Quanto ao texto, exige-se:

 

-        Correção do português e do inglês (obrigatório);

-        Nas citações textuais, recomenda-se a norma NBR - 10520/2002. A entrada de autores nas referências deverá ser idêntica à citação no texto. O sobrenome do autor deverá ser escrito somente com a primeira letra maiúscula, seguido do ano da publicação da literatura utilizada. Ex. Santos (1998);

-        Caso o nome do autor e o ano estejam entre parênteses, deverão estar separados por vírgula, em letras maiúsculas. Ex. (HALBWACZ, 1977);      

-         As citações com até três (3) linhas não serão destacadas em blocos, devendo permanecer com a mesma fonte do texto e entre aspas ou em itálico. Deverão também conter indicação do sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido do ano de publicação e da página utilizada. Ex. (FIGUEIREDO, 1995, p. 14);

-     As citações com mais de três (3) linhas deverão vir destacadas em blocos e recuadas a 4cm da margem esquerda, e a margem direita deverá coincidir com o texto, utilizando a mesma fonte deste, porém, em tamanho menor (10), com espaçamento simples, sem aspas e sem itálico. Ainda nessas citações não deverá haver recuo na primeira linha do parágrafo;

-        Os quadros, tabelas e figuras deverão ser incluídos no texto e numerados em algarismos arábicos (com suas respectivas legendas);

-        Os pontos gráficos e as linhas deverão estar legíveis e simplificados para facilitar a redução;

-        Não utilizar notas de rodapé no texto;

-        Todos os autores citados no texto deverão constar na lista de referências.

 

 

REFERÊNCIAS

 

As referências, não ultrapassando o limite de 20, deverão ser apresentadas em ordem alfabética ao final do trabalho, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em sua NBR 6023/2002. Os destaques deverão ser em itálico.

 

Exemplos:

 

Livro

BERMAN, Marhall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

 

Partes ou capítulo de Livros

PERROT, Michele. A juventude operária da oficina à fabrica. In: LEVY, Giovanni; SCHIMITT, J. C. História dos jovens. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

 

Dissertação/Tese

TOMAZI, Nelson. Certeza de Lucro e direito de propriedade: o mito da CTNP. 1989. Dissertação (Mestrado em Historia Social)-Universidade de São Paulo, Assis, 1989.

 

Artigos de Periódico

MATTOS, Osvaldo. A cidade e o tempo: algumas reflexões sobre a função social das lembranças. Espaço e Debate, São Paulo, v. 4, n.7, p.11-16, jun.1983.

 

Trabalhos apresentados em eventos

PASCON, E. A. ALMEIDA, A. W.; RODRIGUES, M. A. O.; ALVES, E. P. C. Resposta tecidual o ataque ácido direto sobre exposições populares. In: REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PESQUISA ODONTOLÓGICA, 1996, Águas de São Pedro. Anais...São Paulo: SBPqO, 1995. p. 57.

 

Artigos e/ ou matéria de jornal

a) Com autoria

COUTINHO, W. O paço da cidade retorna ao seu brilho barroco. Folha de S. Paulo, São Paulo, 8 dez. 1999. Caderno b, p. 6.

 

b) Sem autoria

BIBLIOTECA climatiza seu acervo. O Globo, Rio de Janeiro, p. 11, c 4, 4 mar. 2005.

 

Referências legislativas

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988: atualizada até a Emenda Constitucional nº.  20, de 15-12-1998. 21. 2d. São Paulo: Saraiva, 1999.

 

Documentos eletrônicos

MARTHA, Alice Áurea Penteado. Drumond e Portinari: leituras do Quixote. Especulo. Revista de estúdios literários.  Espanha: Universida Complutense de Madrid, 2002. Disponível em: <http://www.ucm.es/info/especulo/numero23> Acesso em: 22 set. 2003.

 

 

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIAS:

 

Comitê Editorial da Revista Diálogos & Saberes

Campus da FAFIMAN

Rua René Tácola, 152 - Caixa Postal 100

86975-000 - Mandaguari, Paraná, Brasil

Fone: (44)- 3233-1356 - Fax: (44)-3233-2411

 

E-mail: dialogos&saberes@fafiman.br

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 4MB)