ENSINO DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: REFLETINDO SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS / NURSING EDUCATION IN THE CONTEXT OF THE COVID-19 PANDEMIC: REFLECTING ON THE CHALLENGES FACED

Viviane Cazetta de Lima Vieira, Eliete dos Reis Carvalho, Fabiana Cristina Vidigal Gabriel

Resumo


Objetivo: Refletir sobre os desafios enfrentados por docentes no ensino de enfermagem frente ao novo formato de aulas síncronas remotas realizadas em decorrência da pandemia da COVID-19. Desenvolvimento: Trata-se de um ensaio teórico-reflexivo, construído a partir da literatura sobre as repercussões da pandemia da COVID-19 no ensino da enfermagem e pela vivência das autoras. A interrupção repentina das atividades de ensino gerou impactos para docentes, alunos, instituições de ensino, serviços de saúde e usuários. Entre os principais desafios para os docentes estão: a rápida incorporação de tecnologias da informação para o ensino, a evasão dos acadêmicos, o sofrimento psico-emocional de docentes e alunos, a manutenção da qualidade do ensino não presencial; e a realização das atividades práticas. Considerações finais: Para enfrentar tais desafios várias ferramentas e estratégias estão sendo implementadas de forma inovadora, favorecendo a criatividade e a participação dos alunos. Entretanto, o ensino presencial não deve ser substituído em sua essência, visto a necessidade do desenvolvimento de conteúdos práticos e de relações humanas fundamentais para a formação de enfermeiros. Descritores: Pandemias; Enfermagem; Educação superior; Enfrentamento; Docência.

Texto completo:

PDF PDF-ING

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2596-0342